top of page
  • Foto do escritorMarcos Migues

Emissão de debêntures: conheça esse meio de captação de recursos para empresas!

A emissão de debêntures é um processo que ajuda na captação de recursos para a empresa.


No mundo empresarial, a busca por recursos para financiar projetos e expandir operações é bastante comum.


Entre as diversas opções disponíveis, a emissão de debêntures surge como uma possibilidade atrativa para as empresas.


Essa solução costuma ser voltada para as companhias que desejam investir em expansão e balancear o fluxo de caixa, por exemplo. Portanto, vale a pena entender como o processo funciona e quais são as suas vantagens para o negócio.


Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe a leitura e descubra o que é emissão de debêntures e quais são os seus tipos!


O que é e como funciona a emissão de debêntures?


A emissão de debêntures é um processo em que uma empresa busca captar recursos financeiros no mercado financeiro. O instrumento funciona como um empréstimo, no qual a companhia emite títulos de dívida para investidores interessados em obter rendimentos com o pagamento de juros.


Nesse caso, a companhia se compromete a devolver o valor principal acrescido dos juros ou outras formas de remuneração ao longo do tempo. Esses investimentos podem ter diferentes características, como prazo de vencimento, taxa de juros, forma de remuneração, entre outros aspectos, que são determinados no momento da emissão.


Quais são as vantagens dessa forma de captação de recursos?


Após entender o conceito e como funciona a emissão de debêntures, chegou a hora de conhecer as principais vantagens desse processo. Primeiro, a emissão dos títulos oferece uma flexibilidade maior na captação de recursos para as companhias, o que a torna uma opção atrativa.


Ao definir os prazos e as condições das debêntures, a empresa ganha maior controle sobre o fluxo de caixa e a contração da dívida. Logo, ela pode adaptar os termos da emissão conforme as suas necessidades financeiras específicas, permitindo uma gestão mais eficiente das finanças.


Ademais, as debêntures podem proporcionar condições melhores que aquelas ofertadas por algumas instituições de crédito tradicionais — como juros reduzidos. Isso costuma resultar em custos financeiros mais baixos para a empresa, contribuindo para melhorar a sua rentabilidade e posição competitiva no mercado.


Quais são os tipos de debêntures?


Além de aprender sobre as vantagens da emissão de debêntures, é importante entender que existem diferentes tipos de títulos, de acordo com as especificidades da operação.


Confira algumas das principais classificações!


Debêntures comuns


As debêntures comuns são as mais tradicionais. Elas pagam os juros devidos ao investidor durante o período acordado, em dinheiro. Após o vencimento, o título é quitado e a pessoa recebe o valor principal investido de volta, em dinheiro.


Debêntures incentivadas


As debêntures incentivadas são utilizadas para financiar projetos específicos para o desenvolvimento de infraestrutura do país. Nesse sentido, elas priorizam setores como energia, saneamento básico, transporte, logística etc.


Como atrativo ao investidor, há isenção do Imposto de Renda para pessoa física. Vale saber que as incentivadas só podem ser debêntures comuns, certo?


Debêntures simples


Esse tipo de debênture é similar às comuns. A diferença é que ela pode remunerar o investidor de outras formas, não apenas em dinheiro. Inclusive, todas as debêntures incentivadas precisam ser simples.


Debêntures conversíveis


Ao contrário das debêntures comuns, essas debêntures oferecem ao investidor a possibilidade de converter o seu investimento em uma participação societária na empresa emissora. Ou seja, o investidor pode receber ações da companhia devedora e se tornar um acionista.


Neste conteúdo, você entendeu como funciona a emissão de debêntures e quais são as vantagens dessa forma de captação de recursos para as empresas. Saiba que uma assessoria de investimento poderá ajudar a companhia a escolher as melhores alternativas para o seu negócio.


Gostou do post e quer saber como podemos ajudá-lo com a emissão de debêntures? Então entre em contato conosco!

40 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page