top of page
  • Foto do escritorJoão Paulo Araújo

Custo de oportunidade: entenda como ele impacta suas decisões de investimento!

custo de oportunidade

Ao fazer investimentos, não basta realizar a análise individual de cada ativo ou título antes de fazer suas escolhas. É preciso considerar, ainda, a relação entre as alternativas que existem no mercado — o que se relaciona ao custo de oportunidade.


Ao compreender e utilizar essa ferramenta, é possível ter uma visão ampla dos impactos de cada decisão. Desse modo, você tem melhores condições de identificar os investimentos mais adequados para a sua carteira.


Neste artigo, você entenderá como o custo de oportunidade impacta as suas decisões de investimento. Continue a leitura e descubra!


O que é custo de oportunidade?


O custo de oportunidade está relacionado a identificar as concessões envolvidas ao fazer uma escolha. Isso porque a tomada de decisão está ligada a optar por um caminho em detrimento de outro, certo?


Afinal, cada alternativa tem vantagens e desvantagens que devem ser ponderadas. Logo, ao selecionar uma, você abre mão dos pontos positivos que poderiam ser aproveitados com a outra. Para entender melhor, vale considerar um exemplo do dia a dia.


Imagine que você está em dúvida entre fazer o próprio jantar ou pedir uma pizza. O custo de oportunidade de optar por fazer a comida é abdicar da praticidade do delivery, mas também tende a ser a escolha menos saudável.


Qual a relação entre esse conceito e os investimentos?


Além de ser facilmente aplicado no dia a dia, o custo de oportunidade também se relaciona com o mercado financeiro. Ele vale tanto para a renda fixa quanto variável.


Afinal, investir exige tomar decisões a respeito das melhores alternativas para a sua carteira. Então o custo de oportunidade representa os eventuais resultados do investimento que não foi escolhido e que não serão aproveitados.


Por exemplo, ao investir em uma ação em detrimento de outra, o custo de oportunidade está relacionado ao potencial desempenho da empresa que você deixou de alocar os recursos.


Logo, embora possa ser calculado, o custo de oportunidade não é apenas numérico. Esse conceito também pode ser subjetivo, já que depende da análise e das percepções de cada investidor.


Como o custo de oportunidade impacta seus investimentos?


Sabendo que o custo de oportunidade se relaciona com o mercado financeiro, é hora de aprender como ele impacta seus investimentos. Para isso, vale entender como ele é calculado — o que pode envolver utilizar um indicador de referência.


Assim, é possível comparar esse benchmark com a performance que pode ser obtida com o investimento de interesse. Então você consegue avaliar se vale a pena correr os riscos dessa alternativa, por exemplo.


Logo, o custo de oportunidade impacta suas decisões no mercado financeiro. Se bem utilizada, essa ferramenta pode aumentar o retorno do seu portfólio e equilibrar outras características, como segurança e liquidez.


Se você tiver dúvidas no momento de calcular ou analisar o custo de oportunidade, vale a pena contar com o suporte de uma assessoria de investimentos. O serviço conta com profissionais preparados para ajudar você a conhecer as alternativas do mercado e tomar decisões mais embasadas.


Agora você sabe que considerar o custo de oportunidade dos investimentos ajuda a fazer escolhas mais alinhadas aos seus objetivos. Dessa forma, é possível buscar resultados mais satisfatórios para a sua carteira.


Precisa de apoio para fazer as melhores escolhas no mercado financeiro? Entre em contato com a Jobin Investimentos e converse com um de nossos profissionais!

留言


bottom of page