top of page
  • Foto do escritorVinicius Fernandes

Wealth Management: quais as vantagens de uma gestão profissional de grandes fortunas?


Wealth Management

Quem consegue acumular um grande capital ao longo do tempo muitas vezes encontra dificuldades em administrá-lo com eficiência. Isso porque gerir uma fortuna demanda bastante preparo, estudos e, sobretudo, conhecimento sobre as possibilidades presentes no mercado.


Uma solução que pode contribuir para superar esses desafios é contar com o suporte de uma wealth management. Dessa forma, você recebe orientação profissional para conseguir se planejar, proteger e rentabilizar o seu patrimônio.


Ficou interessado pelo assunto? Então não deixe de conferir esse conteúdo para ver o que é o wealth management e as vantagens de uma gestão profissional de grandes fortunas!


O que é wealth management?


Wealth management é uma expressão em inglês que pode ser traduzida como “gestão de fortuna” ou “gerenciamento de riqueza”. Como o nome indica, esse é um serviço prestado para quem precisa de ajuda para administrar um grande patrimônio.


Como gerir uma fortuna envolve necessidades específicas e complexas, o wealth management costuma atuar em diversas frentes. O seu foco está na manutenção e na evolução desse patrimônio e, entre os serviços prestados, estão:


● assessoria jurídica;

● consultoria financeira e de investimentos;

● gestão de riscos;

● planejamento de aposentadoria;

● planejamento patrimonial;

● serviços contábeis e tributários;

● entre outros.


Como esse processo funciona?


Depois de saber o que é wealth management, chegou o momento de conferir como esse serviço funciona. Ao contratar uma consultoria para gestão de fortunas, uma equipe será destacada para avaliar questões como: o patrimônio envolvido, o perfil do cliente e seus objetivos.


Na sequência, serão definidas metas de curto, médio e longo prazo. Com base nelas, será criado um plano de ação abrangente que considera as melhores práticas em relação à sucessão, aposentadoria, tributação, finanças e mais.


Por exemplo, para economizar com impostos, o gestor nomeado pode sugerir a abertura de uma holding familiar ou até de um fundo exclusivo. Essas e outras soluções também podem ser usadas para facilitar a transmissão de bens, em caso de falecimento do titular do patrimônio.


No que diz respeito à gestão financeira, costumam ser usadas estratégias de proteção de capital contra a volatilidade do mercado, mudanças regulatórias ou imprevistos. Isso pode envolver a contratação de uma Previdência Privada, seguros — de vida, saúde ou danos —, entre outras possibilidades.


Ainda, vale saber que reuniões regulares são realizadas para manter o cliente informado sobre as decisões e ações adotadas. Também é comum a educação financeira ser enfatizada, visando expandir os conhecimentos do cliente sobre finanças e melhorar a sua relação com o dinheiro.


Quais são os tipos de wealth management?


No mercado, é possível encontrar diferentes tipos de wealth management e cada um deles pode atender a uma situação ou necessidade específica. Entre as alternativas mais oferecidas nesse sentido estão:


● private wealth management;

● family wealth management;

● business wealth management.


O private wealth management é o principal tipo de gestão de fortunas encontrado. Esse serviço é voltado à administração do patrimônio de uma pessoa de alta renda. O atendimento é exclusivo, sendo montadas estratégias personalizadas, conforme o perfil e objetivos individuais do cliente.


Já o family wealth management é um serviço que abrange a gestão do patrimônio de toda uma família. Diferentemente da opção anterior, o planejamento abrangerá o grupo familiar por inteiro, visando atender os interesses de todos.


Por sua vez, o business wealth management é um serviço criado para atender empresários de grandes negócios. Nele, os profissionais atuam com pontos como:


● identificação de problemas estruturais da empresa;

● resolução de questões jurídicas e tributárias;

● gestão de fluxo de caixa.


A depender do cenário, nada impede que uma pessoa contrate um private wealth management para cuidar do seu patrimônio pessoal e um business wealth management, visando cuidar dos seus negócios. Na prática, tudo depende das suas necessidades.


Quais são as vantagens de contar com esse serviço?


Agora que você está familiarizado com o significado e o funcionamento do wealth management, é pertinente destacar suas vantagens. Um dos principais benefícios da gestão de riquezas é o atendimento personalizado.


Como você viu, os profissionais designados para a gestão de fortunas atuam de forma exclusiva, considerando as características individuais de cada cliente. Logo, as estratégias são desenvolvidas de acordo com as suas necessidades e interesses.


Além disso, o wealth management ajuda a proteger o patrimônio ao longo do tempo. Por meio de uma atuação inteligente, é possível otimizar o pagamento de impostos, evitar riscos excessivos, bem como manter o equilíbrio entre segurança e retorno dos investimentos realizados.


A praticidade do serviço é outro benefício a ser destacado, pois você tem mais comodidade e eficiência ao contar com o suporte de profissionais qualificados. Ademais, há como economizar tempo e esforço no planejamento, execução e gestão dos resultados.


Outra vantagem é o aprendizado gerado. Ao observar e acompanhar as estratégias e ações que estão sendo adotadas, você poderá aumentar os seus conhecimentos sobre finanças e negócios. Isso tende a melhorar o seu cuidado com o dinheiro e contribui com a sua educação financeira.


Qual outro serviço pode ajudar a rentabilizar e proteger um capital?


Se você tem interesse em rentabilizar ou proteger um capital, mas não quer contar com os serviços de wealth management, talvez seja o caso de buscar formas de investir. É válido destacar que um patrimônio parado em uma conta bancária costuma diminuir em decorrência da inflação.


Nesse sentido, investir esse capital em alternativas que possam oferecer uma rentabilidade que supere as perdas inflacionárias é um modo de proteger seu dinheiro, bem como fazer ele render. Ainda, existem outras abordagens que podem ajudá-lo a alcançar os objetivos.


Para quem deseja ter apoio qualificado para conhecer o mercado financeiro, essa pode ser a oportunidade de buscar uma assessoria de investimentos. Por exemplo, com a Jobin Investimentos você terá apoio de um profissional com amplo conhecimento sobre o mercado.


Ele poderá apresentar investimentos que se enquadrem no seu perfil e objetivos. Desse modo, você terá maior embasamento para tomar decisões e montar a sua carteira de investimentos, com alternativas que façam sentido no seu caso.


Neste conteúdo, você aprendeu o que é wealth management e como esse serviço contribui na gestão de grandes fortunas. Por outro lado, se o seu interesse for proteger e rentabilizar o capital, uma solução viável é contar com o suporte de uma assessoria de investimentos.


Quer saber mais sobre os serviços prestados pela Jobin Investimentos? Agende uma reunião com um de nossos profissionais!

Commentaires


bottom of page