Valuation: como fazer uma análise de empresas antes de investir?
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  • andremaselli

Valuation: como fazer uma análise de empresas antes de investir?


Valuation: Como fazer uma análise de empresas antes de investir?

O investimento em ações é bastante procurado por pessoas que desejam investir no mercado financeiro. No entanto, não basta escolher ativos de maneira aleatória. O ideal é avaliar cada oportunidade de modo a verificar se ela de fato faz sentido para o seu caso.


Nesse sentido, o valuation de empresas pode ser uma ferramenta de grande utilidade. Com ela, é possível ter ajuda na análise de companhias que estão na bolsa de valores, de modo a verificar se uma determinada ação é realmente atrativa ou não.


Quer saber mais sobre o valuation de empresas e como você pode utilizá-lo em prol de seus investimentos? Então não deixe de conferir as informações deste post!


O que é valuation e qual a sua importância para os investidores?


Valuation é o processo de determinar o valor intrínseco de uma empresa na bolsa de valores, de modo a identificar quanto ela realmente vale. Essa é uma análise que envolve uma série de fatores, como fluxos de caixa, ativos e passivos, riscos e perspectivas de crescimento.


O objetivo do valuation é chegar a uma estimativa do valor justo de uma empresa. Dessa forma, os investidores podem tomar decisões mais adequadas e embasadas na hora de comprar ou vender ações.


Na prática, essa estratégia oferece insights sobre o potencial de empresas e ajuda a evitar investimentos impulsivos.


Quais os principais métodos de valuation e como calculá-los?


Como não existe apenas uma forma de fazer o valuation de empresas, ele é considerado uma análise subjetiva. Cada investidor pode chegar a uma conclusão diferente — o que não quer dizer que um esteja certo e o outro, errado.


Contudo, independentemente do método de valuation escolhido, essa ferramenta permite ter uma noção mais clara a respeito do valor de uma empresa. Em geral, ele costuma ser mais interessante para os investidores.


A seguir, conheça dois métodos principais e como calculá-los!


Fluxo de caixa descontado


Esse primeiro método projeta os fluxos de caixa futuros da empresa e os desconta para o valor presente. Assim, ele permite determinar o valor da companhia com base em seus ganhos potenciais. Para calculá-lo, é necessário utilizar a seguinte fórmula:

calculo do fluxo de caixa descontado

Entenda o significado de cada item:


● FC = fluxo de caixa previsto para o período;

● r = taxa de desconto sobre o fluxo de caixa;

● t = período avaliado do fluxo de caixa


Múltiplos de mercado


Já o método de múltiplos financeiros compara métricas financeiras de uma empresa com companhias semelhantes no mercado. Isso ajuda a avaliar se ela está sobrevalorizada ou subvalorizada em relação aos concorrentes.


Para tanto, você pode comparar múltiplos e indicadores como:


● P/VPA (preço sobre o valor patrimonial por ação);

● P/L (preço sobre o lucro);

● DY (dividend yield).


Como analisar empresas por meio do processo de valuation?


Após conhecer os principais métodos de valuation e como calculá-los, você está apto para analisar companhias de forma mais apropriada. Para esse objetivo, há dois pontos principais que você deve colocar em prática.


O primeiro é comparar os resultados do valuation com as condições atuais de mercado. Ainda, é preciso considerar outros fatores, como análise qualitativa da empresa, tendências do setor e projeções econômicas.


Assim, você poderá decidir se a empresa está subvalorizada, sobrevalorizada ou adequadamente precificada.


O valuation de empresas é uma ferramenta essencial para investidores que desejam tomar decisões embasadas e estratégicas. Ao entender o valor intrínseco de uma companhia e avaliar seu potencial, você estará em uma posição melhor para tomar decisões a fim de aproveitar oportunidades e minimizar riscos.


Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre investimentos? Confira esse post que mostra como funciona o goal-based investing!

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