top of page
  • andremaselli

Suitability: por que adaptar a carteira ao seu perfil?

suitability

Na hora de fazer os seus investimentos, é necessário considerar diversos fatores que impactam o alinhamento da alocação com a sua estratégia individual. Nesse sentido, um dos pilares para tomar decisões eficientes é o suitability.


Observe que as alternativas contam com riscos, então é fundamental saber como manejar essa característica conforme a sua tolerância a eles. Portanto, uma análise prévia do seu perfil é uma forma de adequar a composição do portfólio à sua situação.


Quer saber mais sobre o suitability e qual a sua importância na hora de operar no mercado financeiro? Continue a leitura e descubra!


O que é suitability?


Suitability é um teste realizado pelo banco de investimentos antes de você começar a fazer aportes. A avaliação revela qual é o seu perfil de investidor: conservador, moderado ou arrojado. Desse modo, ele analisa diversos fatores que ajudam a definir a sua tolerância aos riscos ao investir.


Por exemplo, os perfis conservadores priorizam a segurança nos investimentos, mesmo que isso represente ter ganhos limitados. Os moderados aceitam lidar com um pouco mais de riscos, desde que eles tenham maior potencial de retorno.


Por fim, investidores arrojados têm como foco o maior potencial de ganhos em seus aportes. Para tanto, eles estão dispostos a se expor a mais riscos.


Note que, além de ser uma forma de melhorar a sua experiência no mercado financeiro, o teste de perfil de investidor é uma exigência da CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Na Instrução CVM N.º 539 de 2013, está definida a obrigação de verificar a adequação dos produtos, serviços e operações ao perfil do cliente.


Ademais, o teste é gratuito e simples, geralmente com o preenchimento de um formulário com perguntas sobre as suas finanças e expectativas nos investimentos.


Qual é a importância de investir conforme o perfil de risco?


Após saber o que é suitability, é necessário entender qual é a importância de respeitar o seu perfil de risco nos investimentos. Acompanhe!


Acesso às alternativas adequadas


O mercado financeiro conta com inúmeras possibilidades de investimentos. Assim, quando você abre a sua conta, o banco faz o teste de perfil de riscos antes mesmo de apresentar as alternativas. Dessa forma, é possível buscar opções mais alinhadas com a sua classificação.


Essa é uma maneira de otimizar a sua experiência com a plataforma, tendo acesso mais eficiente aos investimentos que fazem sentido para a sua estratégia individual. Conhecer o perfil também ajuda a fazer a análise das alternativas e entender se vale a pena adicioná-las ao portfólio.


Composição inteligente da carteira


Tenha em mente que o perfil de investidor orienta a composição do portfólio de forma geral. Assim, você entende a proporção que cada classe de investimentos ou alternativa deve ocupar em sua carteira. Afinal, uma composição inteligente é fundamental para ter resultados satisfatórios.


Por exemplo, uma pessoa com perfil conservador costuma ter alguns investimentos mais voláteis para elevar os ganhos, porém, em menor proporção. Por outro lado, investidores moderados e arrojados também tendem a buscar uma margem de segurança na carteira.


A partir de uma compreensão da sua classificação, as decisões ficam mais inteligentes e você tem maiores chances de se aproximar dos seus objetivos financeiros e metas pessoais.


Decisões mais racionais


Ao falar sobre a importância de investir conforme o perfil de risco, é preciso mencionar os fatores emocionais que interferem nas decisões no mercado financeiro. Para obter bons resultados, é sempre útil buscar uma análise racional na alocação das alternativas.

Saiba que adequar a carteira ao seu perfil é uma forma de reduzir o estresse e a ansiedade que podem surgir na hora de administrar os investimentos. Por exemplo, investidores conservadores costumam ficar ansiosos quando se expõem a riscos acima da sua tolerância.


A razão é que o perfil não lida bem com a possibilidade de ter perdas. Assim, há risco de ele realizar operações impulsivas diante de baixas, comprometendo a estratégia. Por outro lado, um investidor arrojado pode se sentir frustrado ao não ter o desempenho desejado nas alternativas em que o foco é a segurança.


Portanto, um portfólio ajustado ao seu perfil proporciona conforto na alocação e contribui para decisões mais racionais, que também tendem a ser mais acertadas.


Quando fazer o suitability?


Você já entendeu que antes de começar a investir é preciso fazer o suitability. No entanto, é válido considerar que o seu perfil pode mudar, sendo obrigatório refazer o teste pelo menos a cada dois anos. Mas há como repeti-lo com mais frequência, se você desejar.


Ao aprofundar os seus conhecimentos sobre o mercado financeiro e adquirir mais experiência com as alternativas, é comum o perfil mudar. Com frequência, investidores iniciantes são mais conservadores, mas passam a tolerar mais riscos à medida que acumulam aprendizados.


Contudo, o perfil pode permanecer igual por anos ou mesmo reduzir a tolerância aos riscos. Da mesma forma, é possível que alterações significativas na vida financeira ocasionem a necessidade de refazer o suitability.


Alguns exemplos que tendem a impactar a tolerância aos riscos são mudança de emprego, nascimento de um filho, casamento, recebimento de herança e aposentadoria. Portanto, quando houver um acontecimento marcante, é válido revisar a sua classificação.


Qual é o papel da assessoria no alinhamento da carteira?


Até aqui, você viu a importância de alinhar a carteira ao seu perfil de investidor. No processo, é possível contar com o auxílio da assessoria de investimentos. Um profissional experiente pode ajudar na sua alocação, tirando as dúvidas sobre as alternativas.


Nesse contexto, o assessor apresenta os riscos e o funcionamento dos ativos e produtos, além de apontar as oportunidades adequadas ao seu caso. Logo, ele atua como um facilitador da sua jornada de investimentos, reduzindo as chances de erros comuns nesse ambiente.


Ainda, o profissional contribui para a sua evolução no gerenciamento da carteira, auxiliando na aprendizagem. Como resultado, você tem a oportunidade de desenvolver a educação financeira e se tornar cada vez mais autônomo em suas decisões.


Deu para perceber como o suitability é importante? As decisões adequadas ao apetite por riscos fazem com que você realize operações mais racionais nos investimentos. Desse modo, elas aumentam as suas chances de ter os resultados desejados no mercado financeiro.



Você quer ter assessoria de investimentos exclusiva e personalizada? Então entre em contato com a Jobin Investimentos e converse com a nossa equipe!

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page