top of page
  • Foto do escritorRaul Shalders

Qual a importância da visão de longo prazo nos investimentos?


Qual a importância da visão de longo prazo nos investimentos?

Adotar uma visão de futuro é essencial para investir com foco em alcançar os seus objetivos financeiros considerados mais distantes. Para tanto, é especialmente interessante recorrer aos investimentos de longo prazo.


Como eles podem oferecer diversas vantagens, é fundamental entender a necessidade de ter uma visão focada em períodos mais longos. Assim, você poderá adotar essa estratégia na composição da sua carteira, caso faça sentido para as suas características.


Quer conhecer a importância de ter uma visão de longo prazo para investir? Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!


O que é longo prazo nos investimentos?


O longo prazo nos investimentos representa um período maior, em que o dinheiro fica alocado e se mantém rendendo com o tempo. Para padronizar, é possível definir que os investimentos desse tipo são aqueles que têm uma expectativa de entregar retornos financeiros em períodos superiores a 5 anos.


O foco está na construção de um patrimônio sólido para alcançar metas financeiras com objetivos mais distantes. Logo, o longo prazo está associado a alternativas que buscam maximizar os retornos com o tempo, considerando diversos fatores.


Qual é a importância de ter uma visão para investir?


Agora que você já sabe o conceito de longo prazo nos investimentos, é mais fácil notar que essa estratégia é relevante para quem está em busca de crescimento do patrimônio. Isso acontece porque o tempo favorece o acúmulo de resultados, aumentando as chances de resgatar uma quantia maior.


Ainda, embora seja possível alocar recursos visando obter um retorno mais rápido, o tempo auxilia na diminuição da volatilidade do mercado. Ao mesmo tempo, a tendência é que os resultados aproveitem os efeitos dos juros compostos.


Além disso, saiba que existem outros benefícios de investir pensando nesse horizonte de tempo. Veja os principais:


●       possibilidade de realizar sonhos e atingir metas financeiras complexas, como aposentadoria e liberdade financeira;

●       benefícios fiscais, como a cobrança menor de impostos em algumas alternativas;

●       tempo para aproveitar os ciclos econômicos e se favorecer dos períodos de expansão econômica.


O que avaliar antes de investir a longo prazo?


Antes de investir a longo prazo, é necessário considerar alguns fatores para entender se essa estratégia faz sentido para você. Confira o que analisar!


Metas financeiras


O primeiro passo é definir as suas metas e sonhos de longo prazo. Nessa etapa, o importante é estabelecer objetivos específicos e mensuráveis, com prazos definidos — ainda que em horizontes mais distantes.


Capacidade de aportes


Para potencializar os resultados, é fundamental ter disciplina e fazer aportes regulares. Assim, é essencial montar um planejamento financeiro que permita realizar investimentos mensais, ajudando a ampliar o patrimônio e o efeito cumulativo dos juros compostos.


Diversificação de investimentos


Ao diversificar a sua carteira, você distribui os recursos entre investimentos expostos a riscos diferentes. Com o longo prazo, vale diversificar quanto ao período de investimento, por exemplo, diluindo os riscos pela redução da volatilidade. Dessa forma, há como mitigar as possibilidades de perdas da carteira.


Ao descobrir o que são os investimentos de longo prazo, você pode montar uma estratégia de alocação com foco nesse período. Com essa visão, há como aproveitar os benefícios dos juros compostos e da redução de riscos para planejar o seu futuro.

Quer saber mais sobre as alternativas de longo prazo do mercado financeiro? Entre em contato com a equipe da Jobin Investimentos!

bottom of page