• Aline Oliveira

Por que investir com um Especialista de Investimento



O brasileiro nos últimos anos tem dado importância ao assunto investir que não era dada no passado. O tema da mudança da previdência, dentre outros fatores, trouxe a todos nós uma certa preocupação com o futuro. Mas investir é importante somente para o futuro ou para tudo na vida?


Infelizmente, a “matéria” educação financeira não está em nossa grade curricular escolar e, por isso, vemos muitas pessoas sofrendo com as finanças pessoais, tanto na parte de como guardar e na parte de como gastar.


Antigamente, era disseminado que a poupança era o melhor investimento possível e, até hoje, temos muito isso enraizado em nós. Investir em outras classes de ativos era algo percebido como se tivesse sido feito para “pessoas ricas”, de fato até tínhamos certa dificuldade em acessá-los, tendo em vista que era caro para investidores menores e a distribuição ficava majoritariamente nas mãos dos bancos.


Para a felicidade dos investidores, tanto para os iniciantes e até mesmo os que já possuem mais experiencia, o mercado veio se revolucionando através das corretoras e plataformas abertas dos próprios bancos, ajudando os mesmos a terem acesso a tickets menores nos produtos, abrindo opções outrora “descartadas” pelos bancos, pois esses não tinham apetite ou interesse neste tipo de abordagem. Com isso, apareceu um profissional que era ou ainda é pouco conhecido no mercado: o Especialista em Investimentos. Você entende qual é a atuação deste profissional e qual a vantagem de se trabalhar com um?


Nos Estados Unidos, por exemplo, é mais comum usar um especialista em investimentos para cuidar dos assuntos relacionados ao tema. Por lá, mais de 90% da população investe com o auxílio deste profissional.


É esperado deste profissional que tenha formação adequada para atender os requisitos dessa profissão ( aqui não falo somente de faculdades, mas principalmente das certificações exigidas pelo regulador local); que atenda os códigos de éticas aplicados no mercado; que possua conhecimento amplo dos produtos disponíveis em plataformas e que esteja sempre bem atualizado com cenário.


É importante que ele tenha conhecimento não só de investimentos, mas de todos os produtos e soluções financeiras disponíveis no mercado e que irão dialogar com o contexto de vida de cada cliente.


Dentro dos benefícios de se investir com um especialista e não o fazer sozinho, citaria as situações abaixo:


1° Nosso dia a dia é muito corrido: estudos, trabalho, família e, portanto, não temos tempo de acompanhar o cenário econômico local e externo, perdendo , assim, a capacidade de analisar informações que podem nos deixar a mercê de riscos que não estamos dispostos a correr ou de oportunidades que poderíamos perder;


2° Mercado financeiro tem milhares de opções de ativos, com diferentes riscos, diferentes prazos, diferentes indexadores, que não temos a obrigação de conhecer nem de entender. Ter um especialista para traduzir, orientar, simplificar é indispensável;


3° Cada investidor tem contexto de vida específico: objetivos diferentes, perfis de risco distintos. Portanto é fundamental ter um profissional para dialogar sobre isso e auxiiar nas ecolhas;


4° Ouvimos muito dos investidores: “Olhei os últimos 12 meses e está ótimo, ou, está péssimo!”. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura, é inadequado tomar decisões somente olhando no retrovisor, sem entender realmente qual é a estratégia ou o que está atrelado a determinado produto. Nem sempre o que rende mais é o melhor!


Poderia continuar listando vários outros pontos, mas quero enfatizar que esse profissional trabalha para atender seus clientes da melhor forma possível, buscando uma relação de longo prazo, fazendo com que os investidores poupem seu tempo e possam focar nas suas atividades principais.


Auxiliar no atingimento dos objetivos de vida, blindar e gerar perenidade ao patrimônio dos investidores e suas famílias, sem vieses, com racionalidade para evitar que os investidores tomem carregadas de emoções, falta de conhecimento e que, provavelmente, nãos trarão os melhores retornos e, possivelmente, causarão desconforto com o passar do tempo.


Muitas literaturas indicam que a procura deste profissional é como a procura por um médico, às vezes achamos que podemos nos cuidar sozinhos, mas quando o assunto é sério, precisamos do auxílio de um especialista. Ter esse profissional é fugir da “auto-medicação”.


#jobininvestimentos #assessordeinvestimentos

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo