top of page
  • Foto do escritorMarcos Migues

Liberdade financeira: entenda o que é e como conquistar!


liberdade-financeira

Você já parou para pensar sobre o que é liberdade financeira? Apesar de esse conceito ter se tornado mais conhecido, ainda existem dúvidas sobre o seu real significado ou como alcançar esse estágio.


O termo é frequentemente associado a imagens de luxo e extravagância. Porém, a realidade é que ele está muito mais ligado às escolhas que você pode fazer na sua vida financeira. Por isso, vale a pena entender como atingir esse patamar.


Neste post, você verá que com planejamento e estratégia é possível trilhar um caminho que leve à autonomia e à tranquilidade proporcionadas pela liberdade financeira.

Continue a leitura e saiba mais!


O que é liberdade financeira e por que ela é relevante?


A liberdade financeira é um conceito multidimensional que diz respeito à autonomia de tomar decisões sem ter que se limitar pelo dinheiro. Ao atingir esse patamar, você consegue definir com mais clareza como deseja trabalhar, quais projetos quer realizar e como deseja usar seu dinheiro.


Nesse estágio, você tem mais controle sobre a própria renda e consegue realizar seus planos com conforto e segurança. Assim, o dinheiro deixa de ser uma barreira para realizar o que você deseja.


O termo também envolve a capacidade de lidar com emergências financeiras inesperadas sem preocupações ou dívidas. Além disso, a liberdade financeira se relaciona a uma sensação de segurança que pode facilitar a aposentadoria antecipada ou a mudança de carreira sem medo.


Adicionalmente, a liberdade financeira engloba a capacidade de fazer o que ama, sem ter que se limitar pelo custo. O que pode envolver, por exemplo, viajar pelo mundo, dedicar-se à arte ou até investir em um negócio próprio.


Portanto, é possível dizer que a liberdade financeira é a capacidade de viver com conforto, realizar sonhos e enfrentar emergências sem preocupações monetárias.


Liberdade financeira X independência financeira: quais são as diferenças?


Após entender o conceito de liberdade financeira, vale saber que ela é diferente de independência financeira, embora os termos sejam interligados. Na prática, eles representam estágios diferentes no percurso de uma vida com finanças saudáveis.


A independência financeira significa ter uma renda passiva capaz de sustentar o próprio estilo de vida. Logo, esse estágio é alcançado quando você não precisa trabalhar para arcar com o pagamento de contas, aquisição de bens e custeio de despesas pessoais, por exemplo.


Já a liberdade financeira envolve ter controle sobre a renda e sobre as dívidas, além de ter uma reserva de emergência. Ela se relaciona à capacidade de cumprir as obrigações monetárias sem preocupações excessivas.


Então o conceito de independência financeira também engloba o de liberdade. Todas as pessoas que são financeiramente independentes têm liberdade quanto às finanças — mas o contrário nem sempre é verdadeiro.


De maneira geral, a liberdade financeira é o ponto de partida, indicando a capacidade de cobrir as contas mensais com tranquilidade e realizar outros sonhos que envolvam dinheiro. Já independência financeira é o objetivo final e significa ter renda passiva suficiente para viver sem precisar trabalhar.


Como alcançar a liberdade financeira?

Agora que você já sabe o que é liberdade financeira, deve estar se perguntando como conquistá-la, certo? Atingir esse objetivo é possível, mas requer estratégia, planejamento e disciplina. Para ajudá-lo a alcançar esse propósito, vale a pena seguir alguns passos importantes.

Confira a seguir!


Defina objetivos financeiros claros


O primeiro passo é determinar o que a liberdade financeira significa para você para ter um alvo a atingir. Afinal, sem uma meta estabelecida, é mais difícil traçar um plano eficaz. Nesse sentido, os objetivos devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais.


A definição do objetivo financeiro deve levar em conta o que você deseja alcançar. Para alguns, isso significa poder parar de trabalhar por um ano. Para outros, pode envolver a possibilidade de realizar sonhos, sejam eles viagens ou aquisição de bens, com maior frequência.


Desenvolva a educação financeira


A educação financeira é fundamental para a gestão eficaz do dinheiro e, consequentemente, para o alcance da liberdade financeira. Por isso, você deve desenvolver seus conhecimentos sobre temas relevantes, como:


● controle do orçamento;

● estratégias de investimento;

● planejamento tributário;

● gestão de patrimônio;


Com esses conhecimentos, você conseguirá se planejar melhor e entenderá como criar bons hábitos financeiros. Além disso, vale considerar que a educação contínua é importante, pois o cenário econômico muda com frequência e pode exigir adaptações.


Viva abaixo das possibilidades


Para se tornar financeiramente livre também vale a pena se planejar para viver abaixo das suas possibilidades. Esse conceito se relaciona ao hábito de gastar menos do que você ganha, maximizando a sua capacidade de poupar e investir.


A estratégia não significa que você deva viver sem conforto ou sem atender às suas vontades. Em vez disso, o foco é tomar decisões financeiras conscientes e estratégicas. É o caso de escolher investimentos que gerem valor no longo prazo em vez de priorizar despesas por impulso de curto prazo.


Monte uma reserva de emergência


A liberdade financeira também está diretamente ligada à reserva de emergência, que é um montante que serve para proteger o seu orçamento. Ao dispor dessa quantia, você pode cobrir despesas inesperadas sem precisar se endividar ou afetar o seu planejamento, por exemplo.


Ela deve corresponder a, pelo menos, 6 meses do seu custo de vida médio. Assim, você terá a segurança de saber que poderá se manter por, no mínimo, um semestre mesmo se ficar sem renda, por exemplo. Isso traz mais tranquilidade e permite que você tome decisões com mais liberdade.


Faça investimentos


Outra etapa essencial para alcançar essa liberdade envolve a realização de investimentos. Por meio do mercado financeiro, você pode aumentar o patrimônio e acelerar a jornada para a conquista dos seus objetivos.


Nesse sentido, é preciso entender suas características, como capacidade de correr riscos e os objetivos que deseja alcançar. Também é interessante traçar uma estratégia de alocação de recursos, envolvendo a diversificação do portfólio.


Essa é uma abordagem que consiste em investir seu dinheiro em diferentes oportunidades e setores, expondo os recursos a condições distintas para equilibrar os riscos. Logo, você consegue se proteger e reduzir os impactos da volatilidade do mercado no seu patrimônio.


Ao longo desse processo, é possível contar com o apoio de assessores de investimentos. Eles são profissionais certificados que podem apresentar as oportunidades disponíveis entre títulos, ativos e fundos de investimento. Desse modo, você pode tirar dúvidas e fazer escolhas mais conscientes.


Agora que você já sabe o que é liberdade financeira, lembre-se de que o processo para conquistá-la exige decisões estratégicas. Ao conquistá-la você terá mais autonomia e tranquilidade para viver a vida como deseja.


Para receber mais dicas de finanças, acompanhe a Jobin Investimentos nas redes sociais e não perca as atualizações. Estamos no YouTube, Instagram e LinkedIn!

128 visualizações0 comentário

留言


bottom of page