top of page
  • Foto do escritorJoão Paulo Araújo

Fiagro: quais são as características desse investimento disponível na B3?


Fiagro

O Brasil é um país que tem grande parte de sua economia baseada no agronegócio. Segundo relatório do Governo, em 2022, o valor bruto da produção entre lavouras e pecuária totalizou R$ 1,189 trilhão, representando 7,62% do Produto Interno Bruto (PIB) do mesmo ano.


Diante desses resultados, muitos interessados buscam investir no setor. Entre as opções encontradas na bolsa de valores brasileira (B3) existem os fundos de investimento nas cadeias produtivas agroindustriais ou Fiagro. Você já ouviu falar sobre eles?


Caso ainda não conheça o que é um Fiagro ou queira aprender mais sobre esse investimento presente na B3, continue a leitura deste post. Nele, você entenderá as principais características desse tipo de fundo.


Aproveite!


Quais são as principais características do Fiagro?


O Fiagro é um tipo de fundo de investimento voltado àqueles que desejam se expor ao setor do agronegócio brasileiro. Assim como outros tipos de fundos encontrados no mercado, eles são formados pelo capital de diferentes investidores.


Para participar de um Fiagro, o interessado precisa comprar suas cotas, que são negociadas na B3. Vale dizer que a carteira de um Fiagro é montada por um gestor profissional e todos os seus participantes (cotistas) se sujeitam aos seus riscos e resultados.


As principais formas de obter ganhos com esse investimento acontecem por meio da valorização das cotas ou distribuição de dividendos. Contudo, diferentemente de um FII (fundo imobiliário) que precisa distribuir, no mínimo, 95% dos seus ganhos semestrais entre os cotistas, o Fiagro não tem esse dever.


Logo, antes de investir, é importante verificar o prospecto ou lâmina do fundo, para entender as suas propostas e funcionamento. Nesses documentos você também verá a taxa de administração cobrada, normalmente expressa em um percentual anual e descontada automaticamente.


Quais são as categorias de Fiagros existentes?


Os Fiagros podem ser divididos em três tipos, de acordo com as estratégias que eles utilizam. Eles podem ser relacionados a fundos de investimento em direitos creditórios (FIDC), fundos de investimentos imobiliários (FIIs) ou fundos de investimento em participação (FIPs).


Saiba mais sobre cada um deles:


Fiagro-FIDC: investe em direitos creditórios relacionados ao mercado agro, como certificados de recebíveis do agronegócio (CRAs);


Fiagro-FII: realiza investimentos em imóveis rurais, como fazendas e terras agrícolas, e em títulos ligados ao setor, a exemplo das letras de crédito do agronegócio (LCAs);


Fiagro-FIP: busca investir em empresas de capital fechado ligadas ao agronegócio, adquirindo participações no capital social de companhias desse segmento.


Quais são as vantagens e riscos desse investimento?


Depois de aprender as características e os tipos de Fiagros existentes, vale conferir as vantagens e riscos desse investimento.


Entre as vantagens estão:


● acessibilidade;

● praticidade;

diversificação da carteira;

● potencial de ganhos;

● exposição ao agronegócio.


Porém, os riscos também devem ser considerados para uma tomada de decisão adequada às suas necessidades. Entre eles, destacam-se:


● risco de mercado;

● risco do setor do agronegócio;

● risco de liquidez;

● risco operacional;

● risco de mudanças regulatórias e tributárias.


Como investir em Fiagro?


Se depois de ver as vantagens e riscos do investimento você tiver interesse em investir em Fiagros, é preciso aprender como fazer o aporte. Na prática, a compra e venda de cotas de um Fiagro é feita por meio de um home broker, que você acessa ao abrir conta em um banco de investimentos.


No entanto, para conhecer as alternativas disponíveis no mercado, vale a pena contar com uma assessoria de investimentos, como a Jobin Investimentos. Assim, os profissionais qualificados podem esclarecer suas dúvidas sobre o assunto.


Sabendo agora o que é e como funciona um Fiagro disponível na B3, você pode definir se essa alternativa faz sentido para o seu portfólio. Em caso afirmativo, não deixe de contar com apoio profissional de um assessor para tomar decisões fundamentadas.


Quer saber mais detalhes sobre as vantagens e riscos do investimento em Fiagro? Entre em contato com um assessor da Jobin Investimentos!

bottom of page