top of page
  • Foto do escritorMarcos Migues

5 Livros sobre investimentos que você precisa conhecer

Para tomar decisões adequadas, embasadas e eficientes no mercado financeiro, é essencial investir no seu conhecimento. Afinal, quanto mais você estuda e lê sobre um determinado assunto, mais preparado estará para lidar com ele da melhor maneira possível.


É válido destacar que existem livros sobre investimentos que são indispensáveis para a sua compreensão a respeito desse universo. Por meio deles, você pode aprender conceitos, estratégias e abordagens utilizadas por grandes nomes do mercado.

Você tem interesse em expandir seus conhecimentos na área? Então continue acompanhando a leitura para conferir 5 obras valiosas para investidores!


1. Ações Comuns, Lucros Extraordinários


Publicado pela primeira vez em 1958, “Ações Comuns, Lucros Extraordinários” é um livro clássico de investimento, escrito pelo estadunidense Philip Fisher. Na obra, ele apresenta sua filosofia, além de diversos princípios para investir na bolsa, os quais influenciam muitos investidores até hoje.


Por meio do livro, você pode compreender melhor como avaliar e escolher ações para a sua carteira de investimentos, além de outros assuntos importantes para fazer o seu dinheiro render.


2. O Investidor Inteligente


Outra obra presente na prateleira dos clássicos de investimento é “O Investidor Inteligente”, escrita pelo economista inglês Benjamin Graham. Publicado originalmente em 1949, o livro trata sobre princípios para investir com sucesso — em especial, em ações.


Para tanto, Graham aborda questões como diversificação, análise fundamentalista, visão de longo prazo, custos e erros ao investir, entre outros aspectos relevantes.


3. Os Segredos da Mente Milionária


Prosseguindo com a lista de livros que você precisa conhecer sobre investimentos, não há como deixar de citar “Os Segredos da Mente Milionária”, do canadense T. Harv Eker. Na obra, ele explora a relação entre as crenças e os padrões de pensamento das pessoas, além de sua capacidade de acumular riqueza.


Eker argumenta que as atitudes mentais em relação ao dinheiro desempenham um papel fundamental no sucesso financeiro. Além disso, ele apresenta estratégias, hábitos e princípios para desenvolver uma mentalidade de prosperidade.


4. Investindo em Ações no Longo Prazo


Como o nome indica, a obra escrita pelo economista americano Jeremy Siegel explora a estratégia de investimento em ações para o longo prazo. Ele argumenta que, historicamente, o mercado acionário oferece retornos superiores aos de outras aplicações e ativos nesse horizonte de tempo.


Em seu livro, Siegel aborda, por exemplo, como selecionar ações com base em critérios sólidos e a importância da paciência para suportar a volatilidade do mercado. Ainda, ele fornece insights relacionados à estratégia de diversificação.


5. O Investidor de Bom Senso


Por fim, outra obra que não poderia deixar de ser mencionada em uma lista de livros sobre investimentos é “O Investidor de Bom Senso”, escrito pelo americano John C. Bogle.


Como o título sugere, Bogle enfatiza a importância do bom senso, da paciência e da disciplina na construção de riqueza de forma consistente ao longo do tempo. Ele destaca princípios que podem beneficiar qualquer pessoa interessada em alcançar a liberdade financeira — em especial, por meio de fundos de índice (ETFs).


Ao longo deste artigo, você conferiu 5 livros clássicos sobre investimentos. Portanto, caso tenha interesse em expandir seus conhecimentos na área, para tomar melhores decisões no mercado financeiro, não deixe de ler cada um deles.


O que você achou da lista? Já conhecia ou já leu algum dos livros mencionados? Deixe um comentário!

Comments


bottom of page